Sort by
Sort by

Empresas impulsionam tutoria e formação para jovens na África Subsariana

Empresas impulsionam tutoria e formação para jovens na África Subsariana

Read in English

Lire en français

Empresas impulsionam tutoria e formação para jovens na África Subsariana

A Nestlé e os seus parceiros regionais juntaram forças para lançar o programa Regional Alliance for Youth na África Subsariana e promover a empregabilidade dos jovens.

A aliança, focada na criação e implementação de programas de empregabilidade, bem como em iniciativas de tutoria e formação pensadas para oferecer competências de trabalho essenciais aos jovens, faz parte do movimento empresarial Alliance for YOUth , lançado na Europa em 2014.

Actualmente, há mais jovens do que nunca – a nível global, uma em cada seis pessoas é um jovem com idade entre os 15 e 24 anos, sendo que só em África reside 20% do total de população jovem .

Esta tendência demográfica é ainda exacerbada pelos 71 milhões de jovens desempregados em todo o mundo, enquanto mais de 500 milhões estão subempregados ou sujeitos a trabalhos incertos ou precários. O desemprego entre os jovens na África Subsariana atingiu quase 30% em 2016 . Sem uma acção concreta, espera-se que quase 50% dos jovens na região estejam desempregados em 2025 .

"Acreditamos que investir nos jovens é vital para comunidades prósperas e resilientes, além de ajudar a nossa empresa também", afirmou Rémy Ejel, Director da Região Central & West Africa da Nestlé. "Os jovens são a próxima geração de trabalhadores que irão manter a nossa empresa competitiva, os agricultores que irão cultivar os alimentos de que precisamos e os empreendedores que nos ajudarão a chegar a novos mercados, independentemente da área ou do nível de especialização. Isto é apenas o início", acrescentou.

Regional Alliance for Youth na África Subsariana

A aliança foi lançada hoje, 30 de outubro, na Costa do Marfim. Será também lançada em Angola e na África do Sul, a 31 de outubro e 4 de novembro, respectivamente.

Com o apoio do governo da Costa do Marfim através da "Agence Emploi Jeunes", uma agência governamental que promove a empregabilidade e o emprego jovem, e a International Labour Organization, os membros regionais da aliança na Costa do Marfim incluem ainda a Bolloré, o Groupe NSIA, a MTN, a Nielsen, a Publicis e a Nestlé.

"Quase 77% da população costa-marfinense tem menos de 35 anos, o que significa que têm de ser tomadas acções concretas para oferecer mais oportunidades e ajudar a integrar estes jovens no mercado de trabalho", afirmou Zain Reddiar, Diretor-Geral de Recursos Humanos da MTN na Costa do Marfim. "Na MTN, estamos prontos para contribuir activamente para este projecto, temos a certeza de que irá ajudar uma grande parte desta população."

Em Angola, de modo semelhante, a aliança será lançada em parceria com o Governo de Angola, a Embaixada Suíça, a ADPP, a Nestlé e outras Empresas privadas de diferentes setores que operam em Angola.

“Na UNITEL acreditamos ser importante investir na educação e empoderamento económico da juventude por ser a força impulsionadora para o desenvolvimento e mudança de mentalidades necessários para catalisar Angola a um futuro melhor”, afirma Eunice de Carvalho, Directora Geral Adjunta para Assuntos Corporativos da empresa parceira.

Conforme afirma Sérgio Filipe, CEO da Siemens Angola, “O futuro só pode ser construído com a próxima geração. A próxima vantagem competitiva sustentável, especialmente em economias diversificadas, terá que se apoiar na juventude. Os jovens estarão melhor preparados do que nunca para os desafios futuros, sustentados nas mudanças digitais da sociedade em que vivemos. Moldar os jovens ao nosso contexto de trabalho, num ambiente inclusivo, criar novas competências, permitir aprofundar o desenvolvimento de tecnologias como Inteligência Artificial, Análise de Dados, Dados Inteligentes e muitas outras, estimulará os jovens a criar o mundo do amanhã em que viverão. Nós, de nossa parte, ajudaremos a próxima geração nessa jornada, criando a base para os desafios do futuro”.

 

 

Promover a empregabilidade

A aliança irá combinar os esforços de empresas parceiras na contratação, requalificação e formação de jovens, trabalhando com diferentes universidades e escolas profissionais dentro e fora das capitais.

Isto será conseguido através de workshops de desenvolvimento de competências, como criação de CV, saber estar em entrevista, saber identificar oportunidades de carreira e através da oferta de sessões de aconselhamento profissional – chegando a cerca de 1000 jovens em Angola até 2020 e 5000 jovens na Costa do Marfim no mesmo período. Além disso, serão posteriormente abrangidos cerca de 10 000 jovens por ano na Costa do Marfim.

Como parte da aliança, será identificada uma iniciativa de referência, a qual será da responsabilidade conjunta dos membros e implementada por eles.

Juntar-se ao movimento empresarial

A Nestlé fundou o Alliance for YOUth há cinco anos para ajudar a preparar os jovens para entrarem no mercado profissional. Em 2017, foi lançado no Chile, na Colômbia, no México e no Peru, e, um ano mais tarde, na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. Foi ainda recentemente lançado no Fórum Económico Mundial em Davos em 2019, com outras 20 organizações internacionais.

Ao participarem no Regional Alliance for Youth, as empresas – independentemente do seu tamanho ou lucros – podem ajudar a criar um impacto duradouro para os jovens, ao mesmo tempo que melhoram o seu negócio, mantendo-se competitivas e chegando a mais consumidores.

 

 

Contactos de imprensa:

Nestlé CWAR H/O: Marie Chantal Messier, Responsável pelas Comunicações Corporativas e Assuntos Públicos, Nestlé Central and West Africa Ltd. através de [email protected] ou do tel.: +233 50 161 7955

 

Costa do Marfim : Patricia Ekaba, Gestora de Comunicações Corporativas e Assuntos Públicos, Nestlé Atlantic Cluster através de [email protected] ou do tel.: +225 54 18 13 25

 

Angola : Andreia Dias, Gestora de Recursos Humanos, Nestlé Angola Limitada através de [email protected] ou do tel.: +244 926 337 230